Maria Cristina
de Moraes
Maria Cristina de Moraes é designer, educadora, contadora de histórias e escritora. Nasceu em 1957, na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em Desenho Industrial pela UFRJ e logo no início de sua carreira trabalhou como restauradora de obras de artes, sendo professora de oficina artística num projeto de educação na favela dos Guararapes. Essa experiência foi também seu rito de passagem para a educação.
Aos 27 anos, mudou-se para Visconde de Mauá (RJ), onde foi cocriadora da comunidade rural Céu da Montanha, sendo uma das principais colaboradoras da construção da escola da comunidade. Tal vivência junto à comunidade Céu da Montanha durou dez anos, o que lhe rendeu uma relação íntima com a natureza, com a coletividade e, em especial, com as crianças.
Em 1995, mudou-se para Lumiar, distrito de Nova Friburgo (RJ), onde fundou, junto a um grupo holístico, a associação sem fins lucrativos Oficina-Escola As Mãos de Luz.
Nessa mesma época, paralelamente, trabalhou na produção de brinquedos de madeira em sua própria marcenaria. Também fez parte do grupo musical Tempo de Fulô e participa há anos do grupo Cultural Boi de Luz.
O trabalho como escritora
Há 31 anos escreve histórias infantis e ilustra os seus livros. Já publicou 11 livros, sendo um deles o livro-CD “Tum! Tum! Coração da Terra”, o qual contém também seu trabalho com danças circulares.
Com o tempo, foi soprada no vento e vem sendo espalhada, virando livro, cantos e danças. Hoje dança com a terra e flui nas águas do coração, celebrando a vida.
Trabalha há muitos anos com crianças de diversas idades e também com a criança que mora no interior de todo ser humano, mantendo-a viva sempre e para sempre.
As histórias que escreve são experiências e encontros que ocorreram durante sua caminhada. Seus contos louvam a natureza e celebram a alegria de viver.