Entendo que educar é um processo vivo, que tem como alicerce preservar a vida, preservar o planeta. O processo mais forte que acontece hoje é a mudança da forma de ver a vida, uma mudança de paradigma.
É um empurrão para se acordar. Acorda! O planeta está morrendo. Quando um médico chega e diz: sua doença é mortal, terminal, sem volta, você dá um pulo e grita:
– Meu Deus! O que estou fazendo com a minha vida?!
É esse o momento.
O que estamos fazendo com esse primoroso planeta? O que estamos fazendo com a nossa existência? Ser humano, onde está o seu valor? O que vale o dinheiro se não for em benefício da vida? Nada. Como estamos educando nossas crianças? São interrogações, uma atrás da outra.
A resposta não está no outro. Está em cada um. Esse “um”, unido ao outro “um”, mais outro “um” e, assim, muitos “uns” formando o todo. Mas para ser Um, é preciso se conhecer. Para ser Um inteiro é preciso se educar. Adulto se auto-educar. Criança, ser bem conduzida no desabrochar da vida. Como se educa uma criança? Educando-se. A cada momento temos essa oportunidade de nos auto-educar. Começando no:
1) Pensamento:
Hoje, aqui e agora, eu creio na força de vida que trago dentro de mim, que me traz vigor para investir na minha transformação. Eu sou feliz, amo esse planeta e todos os seres que nele habitam.
2) No olhar:
Meus olhos estão abertos para a beleza do universo e estão voltados para enxergar a solução dos problemas, principalmente os ambientais, em consonância com a transformação de todos os seres humanos.
3) No ouvir:
Ouço o som da harmonia, na voz do cantar de cada ser: animado ou inanimado. Principalmente ouço a orientação silente do Maestro da Vida.
4) No falar:
Falo de forma clara, com palavras positivas, que ajudam a construir um mundo em equilíbrio, ou então me calo.
5) No fazer:
Ajo consciente que a semente que planto neste momento será abençoada e perpetuará nessa terra; bondade, fé, esperança, justiça, amor, equilíbrio e paz, em forma de alimento.
6) Sentir:
Sinto o meu coração cheio de amor e emito este sentimento a todo ser vivente e toda natureza.
7) No ser:
Sou forte, sou firme, sou clara, sou amorosa, alegre e saudável. Sou valorosa. Sou filha do Rei e da Rainha do universo, amiga e irmã de todos os seres.
A Educação Viva é sempre oportuna.Que ela seja sua companheira nesta caminhada da transformação. Viva a Educação!