Quem acredita na missão do Brasil, dentro deste processo de retorno ao UNO, refletirá durante o carnaval e sem dúvida verá a importância desta festa popular muito colorida, cheia de calor, com todos convidados a se divertir, pular e rir.
A mistura das raças e dos costumes faz parte do carnaval. A alegria é o tempero da graça para que o novo possa nascer – paz, a união, a harmonia, a fraternidade, a esperança. Por isso, estamos pesquisando o carnaval dentro do trabalho de auto educação fazendo deste momento uma semeadura de alegria e esperança.
A alegria faz parte desta festa!
A alegria verdadeira é uma semente que trazemos na nossa sacolinha quando ingressamos nesta escola chamada TERRA. A sacola é pequena porque só trouxemos sementes e vamos aprender a plantar, cuidar, colher, distribuir e replantar.
Aprenda com o sol a alegria, a constância, a disciplina, a firmeza de ser quem você é. Mesmo passando por nuvens, sombras, dificuldades, o sol continua brilhando por detrás das nuvens. Assim é a alegria verdadeira, ela continua lá mesmo nos momentos turbulentos.
Agora é o tempo de semear a alegria dentro do seu coração; ela é uma semente poderosa que se espalha e se multiplica.‘ A alegria é um estado de ânimo contagiante por isso promove o sucesso. Mas, ela deve ter por base a constância, para que não degenere numa euforia descontrolada. A verdade e força devem residir no coração, enquanto a suavidade deve se manifestar no relacionamento pessoal. Desta forma adota-se a atitude correta em relação a Deus e aos homens, podendo-se chegar a realizar algo. Em certas circunstâncias, a intimidação sem a gentileza pode ter algum resultado, durante um tempo limitado, mas não para sempre.
“Quando por outro lado, se conquista o coração dos homens através da amabilidade, estes são levados a aceitar toda sorte de dificuldades de boa vontade, se necessário, enfrentarão até mesmo a morte sem recuar, tão grande é o poder da alegria sobre os homens.” – (WHILHEM, Richard ‘ I Ching. O Livro das Mutações. São Paulo. Editora Pensamento).
Adeus à carne, ou festa da carne.
Nesta época acontece a liberação dos elementais, abrindo o fluxo da natureza (fazendo barulho para expulsar os seres elementais aprisionados na matéria). As festas de carnaval se originaram a dez mil anos atrás no Egito culto agrário. Comemoravam a colheita de cereais, o fechamento de um ciclo de fertilidade da terra.
Na Grécia, as saturnais aconteciam pelo mesmo motivo. Subia Apolo descia Dionísio. Tonéis de vinho eram levados às ruas onde todos embriagados vivenciavam suas fantasias e os prazeres da carne. Os nobres trocaram de lugar com os servos e era escolhido um jovem mais bonito. Ele desfrutava intensamente fantasias e prazeres durante três dias, no quarto dia ele era sacrificado e seu sangue espalhado nos campos para que a Terra se tornar-se fértil e assim vigorasse pelo resto do ano.
O carnaval é o momento propício para entrar em contato com a terra, pensar na sua fertilidade e sentir alegria da vida. No nosso hemisfério, Carnaval acontece no verão.
O que é o Carnaval Limpeza?
O Carnaval Limpeza acontece desde a fundação da nossa escola As Mãos de Luz, e tem como proposta trabalhar com alegria, a questão do lixo. Para quem está despertando para a sua própria luz, se religando com a Terra Gaia, sabe o quanto somos responsáveis pelo crescimento do nosso lixo interno e externo. Mas, sabemos também que precisamos ter muita alegria para esta transformação, e que somos como o beija-flor da história da floresta que está em chamas. Todos fogem menos o beija-flor que vai e volta trazendo água em seu bico para apagar o incêndio.
O símbolo do Carnaval Limpeza é o Beija-flor, um auto educador. Realizamos oficinas criativas para confeccionar adereços, fantasias, decoração do espaço, reaproveitando o que temos: papelão, embalagens, pets, sobras de carnavais antigos etc. O que importa é ser criativo e usar os recursos disponíveis. No final do nosso baile convidamos todos a deixar o espaço limpo. Exercitando a auto responsabilidade com a limpeza. Afinal é o Carnaval Limpeza.