No primeiro semestre do ano, vamos seguir mais de perto a Mestra Lua, observar suas fases e quanto este movimento nos move. A Páscoa e o Carnaval são marcados pela lua. Aqui no nosso hemisfério é verão. O sol fica forte e ficamos sujeitos a grandes pancadas de chuvas, fecundando o solo.
No Verão, a Natureza está em festa; banhos de mar, de rio, passeios e brincadeiras. A alegria do sol está disponível. Nesta época existe fartura de frutos e frutas. FARTURA é a palavra-chave deste tempo. Temos muita banana, abacaxi, melancia, mamão etc… Observe a sua região. Esta é época de plantar e de colher o que? Observe as ervas. Quais são as ervas que nascem sozinhas? Observe a natureza.
Feliz é o Sol!
Aonde vamos buscar mais alegria? Certamente é nos religando com o sol. Fonte de vida, de saúde, de energia. Saudar o astro rei, como fazem os passarinhos ao nascer do dia. “Feliz é o sol, ele é generoso, estende os seus raios para todos os seres, igualmente”.
Tantas qualidades podemos aprender com o sol. Você já agradeceu a ele hoje? Assim nos ensina Feliz o Elfo do Verão. O Sol é o nosso próprio Eu. A Alegria é a essência da vida. Nesta conexão com a natureza nos reconectamos com nós mesmos.
A alegria verdadeira é uma semente
Trazemos na nossa sacolinha quando ingressamos nesta escola TERRA. A sacola é pequena porque só trouxemos sementes e vamos aprender a plantar, cuidar, colher, distribuir e replantar. Aprenda com o sol a alegria, a constância, a disciplina, a firmeza de ser quem você é. Mesmo passando por nuvens, sombras, dificuldades, o sol continua brilhando por detrás das nuvens.
Assim é a alegria verdadeira, ela continua lá mesmo nos momentos turbulentos. Agora é o tempo de semear a alegria dentro do seu coração, ela é uma semente poderosa que se espalha e se multiplica.
“A alegria é um estado de ânimo contagiante por isso promove o sucesso. Mas ela deve ter por base a constância, para que não degenere numa euforia descontrolada. A verdade e força devem residir no coração, enquanto a suavidade deve se manifestar no relacionamento pessoal.
Desta forma adota-se a atitude correta em relação a Deus e aos homens, podendo-se chegar a realizar algo. Em certas circunstâncias, a intimidação sem a gentileza pode ter algum resultado, durante um tempo limitado, mas não para sempre. Quando por outro lado, se conquista o coração dos homens através da amabilidade, estes são levados a aceitar toda sorte de dificuldades de boa vontade, se necessário, enfrentarão até mesmo a morte sem recuar, tão grande é o poder da alegria sobre os homens.” – WHILHEM, Richard “I Ching, o livro das mutações”, São Paulo. Editora Pensamento.