Educação do momento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Neste momento em que estamos vivendo, é muito importante que olhemos para a educação infantil, das crianças do nosso país e do nosso planeta, de uma forma diferente. A criança precisa estar encontrando, aos poucos, quem ela é realmente. Ela precisa se relacionar com a natureza, com outras crianças e não deve estar dentro de uma casa isolada muitas horas na televisão, no computador.

A criança precisa estar com pessoas para que ela sinta o calor humano, que ela tenha contato com a vida, as pessoas, os bichinhos, as plantas. Isso é muito importante nesse momento. Não podemos deixar nossas crianças ficarem frias e plastificadas em frente a um objeto eletrônico. Quanto menos ela puder entrar nesse sistema eletrônico, no celular, no computador nessas coisas que isolam ela do mundo verdadeiro; da terra, da planta, da outra criança, do pai, da mãe, dos amigos, da avó, do irmão é melhor.

Ela vai crescer e ficar mais humana, é isso que a gente precisa resgatar a humanidade, o amor, a compaixão, para que haja um crescimento de mais paz e harmonia.  O ser humano assim vai ser mais feliz, porque a educação não é para ter dinheiro não é para fazer isso, ou fazer aquilo, nem se sentir melhor que o outro.

A Educação é para o ser humano ser feliz

Essa é a educação que eu acredito, onde o pai quer ver o seu filho realmente realizado e feliz. Isso não depende de dinheiro. Isso depende do encontro consigo mesmo, do que realmente sente.

As inteligências devem ser desenvolvidas; a mental, a emocional, a física, a criativa. Todas devem ser observadas e estimuladas para que neste processo de crescimento a criança possa ser feliz desde pequena e cresça com o alimento correto e integral para cada fase de sua vida.

Como levar isso para as crianças?

Artes e cultura

Ensinar às crianças a valorizar a sua própria cultura, através da arte, pode desenvolver o potencial de cada um baseado nos valores humanos e na própria história das crianças. Através da arte que nos conectamos com nós mesmos e somos capazes de nos conhecermos melhor. Atividades que englobam expressões culturais e artísticas, seja com pintura, música, dança, apresentações teatrais, quando ensinadas de forma pedagógica, trazem muitos benefícios para todos.

Veja abaixo o que a dança e o artesanato podem ensinar para as crianças:

Dança

A dança pode ser vista como uma expressão artística e além de valorizar a cultura, pode incentivar as crianças a terem uma maior capacidade de expressão, articulação e argumentação. Além de proporcionar harmonia e bem-estar para o corpo!

Artesanato

A confecção artística e manual traz para as crianças, diversos ensinamentos sobre o mundo em que vivem: mudança de paradigma, sustentabilidade, poder criativo, autonomia, empoderamento, cuidado com o meio ambiente…

Promover espaços de criação de trabalhos manuais, propõe uma maior consciência de mundo para as crianças, principalmente em relação ao consumismo e questões éticas ambientais.

A educação infantil deve promover ao máximo as relações entre as pessoas e com o mundo! É esse tipo de educação que forma pessoas conscientes de quem são e do papel que possuem no universo.

Shopping cart

0

Nenhum produto no carrinho.

Hit Enter to search or Esc key to close